Entrega rápida para todo o Brasil. Pagamento em até 3x.

 

 

 

Formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, Renata Meirelles realiza, ao longo de sua trajetória, um exercício constante de pesquisa e experimentação de onde nascem as bases para a criação de um sistema construtivo singular, que mescla técnicas artesanais, digitais e industriais.

Artista plástica Renata Meirelles

Suas obras vão sendo construídas ao longo do tempo, incorporando novas técnicas e ideias, num processo de retroalimentação. Ao longo desse percurso, a artista plástica se apropria das mais diversas referências, dando a elas novas aplicações e significados, sem perder sua identidade, evidentemente.


Suas peças são criadas a partir de recortes e tramas vazadas, usando como principal matéria-prima tecidos e fios, combinando tear, crochê, corte a laser, termo adesivagem e impressão 3D, em uma produção que transita entre arte, design e joalheria contemporânea.


Por meio do uso dessas ferramentas, Renata desenvolve padrões gráficos modulares e atemporais como “rendas sem agulhas”, em um trabalho que revela a linha tênue entre a precisão do laser e a delicadeza do resultado.


Esses padrões são organizados e agrupados por similaridades de formas e processos construtivos e dão origem a famílias que se desmembram em diferentes espaços e tempos, gerando instalações, esculturas, painéis, cenários, objetos e peças para o corpo, essas definidas pela artista como “esculturas de vestir”


A partir dessas famílias surgem séries e coleções, que reúnem peças únicas e seus desdobramentos, algumas vezes em parcerias com outros artistas e designers.


Para além das joias, a obra de Renata Meirelles contempla painéis têxteis, cenários, objetos de design e instalações artísticas. 


Renata Meirelles recebeu diversos prêmios, entre eles o do MCB – Museu da Casa Brasileira, do Idea Brasil e do A Casa – Museu do Objeto Brasileiro. Já expôs suas peças em diversos países e espaços expositivos como o MOMA de Nova York, e participou de Bienais de Joalheria e Design como a Bienal Iberoamericana de Design, e a WTA -  Bienal Internacional de Arte Têxtil Contemporânea, em Montevideo. Foi uma das curadoras da Exposição TraMares: Um recorte do Têxtil Brasileiro, em Madrid.  

 A curadoria da TOM selecionou peças que traduzem a marca registrada desta artista plástica que transita entre a arte, o design e a joalheria e que criou um sistema construtivo que combina técnicas artesanais, industriais e digitais, abrangendo o tear, o crochê, o corte a laser e a impressão 3D. 

Na presença e delicadeza de suas joias, explora diferentes maneiras de cortar, juntar e dar novos formatos ao tecido, utilizando o corte a laser e montagens que garantem o aproveitamento total do positivo e negativo da matéria-prima. Inspire-se com as peças de Renata Meirelles para dar o seu TOM:

colar tafetá e camurça renata meirelles

Gargantilha Bolas

Feita em tafetá sobre base de camurça, recortada a laser e termo-adesivada, feita a mão, fazendo com que cada gargantilha seja única.

bracelete dupla face bronze e preto renata meirelles

Bracelete Módulo 2P Dupla-face bronze e preto

Com inspiração nas rendas Filé, a artista desenvolveu uma coleção para o desfile de Fernanda Yamamoto, na São Paulo Fashion Week. A partir de uma releitura dessa tradicional renda brasileira, produzida de forma artesanal, surgem as chamadas “rendas sem agulha”

colar dupla face dourado e preto renata meirelles

Colar Geometrico dupla-face, dourado e preto

 

colar pauta dupla face preto e colorido renata meirelles
Colar Pauta dupla-face preto e colorido

Colar formado por um conjunto de elementos gráficos de tafetá recortado a laser, pretos de um lado e coloridos do outro, unidos por fios de seda delicados, mas firmes e quase imperceptíveis que fazem os elementos parecerem flutuar sobre a superfície

Gargantilha pauta dupla face preto e colorido renata meirelles

Gargantilha Pauta dupla-face preto e colorido 

 bracelete Pauta dupla face preto e colorido renata meirelles

 Bracelete Pauta dupla-face preto e colorido