O TOM de Mayumi Okuyama para inspirar o seu TOM

O TOM de Mayumi Okuyama para inspirar o seu TOM

 

 

Descendente de japoneses, nascida e criada no Brasil, o trabalho de Mayumi Okuyama expressa um mix de cultura e sensibilidade. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, e atualmente designer gráfica e joalheria, Mayumi cria peças elegantes e ousadas que são influenciadas por diferentes mídias, estilos e texturas.

 

A partir de diversos materiais, Mayumi Okuyama direciona suas pesquisas e experimentações, revelando narrativas e espaços que surgem na busca da poesia que identifica cada um. Um dos principais focos de seus projetos é capturar a essência e a simplicidade de cada material que se baseia em formas derivadas do cotidiano, autoimagem, memórias e reminiscências. 

 

Em folhas, lascas de madeira, pedras de sal e metais nos mais diversos formatos,  seu olhar busca formas, espaços escondidos e histórias, que trazem à tona configurações únicas que mesclam culturas e subjetividades.

Em um passeio experimental, essas configurações únicas são aprimoradas ainda mais pelo usuário das peças, agregando mais uma camada de personalidade.

 

Mayumi Okuyama

Mayumi Okuyama - Foto: Renato Parada



Em 2021, Mayumi Okuyama concluiu o Master of Arts em Jewellery and Metal Arts na Academy of Arts University, em São Francisco (EUA). E passou a fazer parte do Cluster Contemporary Jewellery e Precious Collective, coletivo mundial de artistas de joias contemporâneas. 

 

Destacou-se participando de exposições no Brasil, Reino Unido e Itália. Entre elas: Reflexão Anéis — Joalheria brasileira contemporânea (São Paulo, Brasil); Fabular, Aterrar, Mutar — Joyería de arte (Buenos Aires, Argentina),  Artistar Jewels — Milano Jewelry Week (Milão, Itália), em 2022; III Brazil Jewelry Week, Artsthread/Gucci Global Design Graduate Show (EUA).

 

Entre suas premiações, conquistou o 1º lugar na categoria Profissional Nacional na III edição do concurso Fio da galeria Alice Floriano, concurso brasileiro de joalheria contemporânea, que contempla artistas e estudantes nacionais e internacionais.

 

Além de tudo, Mayumi tem um estúdio gráfico dedicado à identidade visual e design editorial, e é editora de arte na Chão Editora, e no Instituto Emília, organização da sociedade civil (OSC) para formação de leitores e promoção do livro e da leitura, da qual é uma das fundadoras.

 

A curadoria da TOM selecionou peças minimalistas, modernas e cheias de presença de Mayumi Okuyama para estar em seu site. Materiais conhecidos, como a prata ou o bronze, em formatos inusitados como o Earcuff ou o brinco Dança, que parece literalmente dançar na orelha, ou ainda metais com pintura eletrostática preta e um 'riscado' manual lindo que revela a beleza do metal por trás da pintura, em um efeito muito especial. Encante-se com o trabalho incrível de Mayumi Okuyama e se inspire com as lindas peças selecionadas pela TOM:

Brinco Dança Prata

Brinco Dança Prata


Brinco Asa Longo Preto

Brinco Asa Longo Preto


Brinco Asa Assimétrico Riscado Cobre

Brinco Asa Assimétrico Riscado Cobre


Brinco Asa Longo Riscado Prata

Brinco Asa Longo Riscado Prata


Brinco Sombra e Corte Reto

Brinco Sombra e Corte Reto


Brinco Asa Assimétrico Preto

Brinco Asa Assimétrico Preto




Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.