Descendente de japoneses, nascida e criada no Brasil, o trabalho de Mayumi Okuyama expressa um mix de cultura e sensibilidade. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, e atualmente designer gráfica e joalheria, Mayumi cria peças elegantes e ousadas que são influenciadas por diferentes mídias, estilos e texturas.
A partir de diversos materiais, Mayumi Okuyama direciona suas pesquisas e experimentações, revelando narrativas e espaços que surgem na busca da poesia que identifica cada um. Um dos principais focos de seus projetos é capturar a essência e a simplicidade de cada material que se baseia em formas derivadas do cotidiano, autoimagem, memórias e reminiscências.
Em folhas, lascas de madeira, pedras de sal e metais nos mais diversos formatos, seu olhar busca formas, espaços escondidos e histórias, que trazem à tona configurações únicas que mesclam culturas e subjetividades.
Em um passeio experimental, essas configurações únicas são aprimoradas ainda mais pelo usuário das peças, agregando mais uma camada de personalidade.
Mayumi Okuyama - Foto: Renato Parada
Em 2021, Mayumi Okuyama concluiu o Master of Arts em Jewellery and Metal Arts na Academy of Arts University, em São Francisco (EUA). E passou a fazer parte do Cluster Contemporary Jewellery e Precious Collective, coletivo mundial de artistas de joias contemporâneas.
Destacou-se participando de exposições no Brasil, Reino Unido e Itália. Entre elas: Reflexão Anéis — Joalheria brasileira contemporânea (São Paulo, Brasil); Fabular, Aterrar, Mutar — Joyería de arte (Buenos Aires, Argentina), Artistar Jewels — Milano Jewelry Week (Milão, Itália), em 2022; III Brazil Jewelry Week, Artsthread/Gucci Global Design Graduate Show (EUA).
Entre suas premiações, conquistou o 1º lugar na categoria Profissional Nacional na III edição do concurso Fio da galeria Alice Floriano, concurso brasileiro de joalheria contemporânea, que contempla artistas e estudantes nacionais e internacionais.
Além de tudo, Mayumi tem um estúdio gráfico dedicado à identidade visual e design editorial, e é editora de arte na Chão Editora, e no Instituto Emília, organização da sociedade civil (OSC) para formação de leitores e promoção do livro e da leitura, da qual é uma das fundadoras.
A curadoria da TOM selecionou peças minimalistas, modernas e cheias de presença de Mayumi Okuyama para estar em seu site. Materiais conhecidos, como a prata ou o bronze, em formatos inusitados como o Earcuff ou o brinco Dança, que parece literalmente dançar na orelha, ou ainda metais com pintura eletrostática preta e um 'riscado' manual lindo que revela a beleza do metal por trás da pintura, em um efeito muito especial. Encante-se com o trabalho incrível de Mayumi Okuyama e se inspire com as lindas peças selecionadas pela TOM: