O TOM de Alexandra Tsoukala para inspirar o seu tom

O TOM de Alexandra Tsoukala para inspirar o seu tom

 

 

 Filha de mãe escultora e pai arquiteto, a designer grega Alexandra Tsoukala sempre teve a arte presente em sua vida. Em 1992, fundou seu estúdio em Atenas, onde produz e desenvolve luminárias artesanais, móveis, objetos de arte, joias e acessórios de moda.

Junto aos projetos de casa e iluminação, Alexandra cria joias delicadas e leves feitas com fitas finas de tecido acetinado mescladas ao metal. As peças são minimalistas e totalmente feitas à mão, o que significa que cada peça é totalmente única. A mistura perfeita de acessórios leves e marcantes.

Alexandra Tsoukala

A inspiração e o processo de criação

Para Alexandra, a inspiração é uma combinação de muitas coisas, do mercado, da própria vida, e principalmente dos materiais que ela utiliza.

“Quando segurei pela primeira vez um tecido de jérsei, lembrei-me instantaneamente da famosa coreografia de Martha Graham, onde seus dançarinos se moviam dentro de tubos feitos desse material, e de sua sedutora dança. Fiquei totalmente encantada com o espetáculo, que ficou em minha memória. 

Meus primeiros equipamentos de iluminação, portanto, foram armações de ferro revestidas de jérsei. E mais tarde, um material plissado me inspirou com sua elasticidade, seu jogo de luz e sombra, e a dança cintilante de suas pregas, para um novo projeto de iluminação.”

Para criação dos acessórios de moda, Alexandra gosta de experimentar todo tipo de combinação! Sua inspiração vem do clima e também da história e tradições do seu país.

As cores são algumas vezes inspiradas pelos tons terrosos do antigo pintor grego do século V aC. Polygnotos, outras vezes por todos os tons de azul esverdeado, ou por combinações realmente exorbitantes e vibrantes, que muitas vezes acontecem a partir de cores que se espalham ao acaso na sua bancada de trabalho.

Designer Alexandra Tsoukala

 

Enfim, a maior inspiração de Alexandra surge mesmo a partir dos materiais, com olhar para que as peças sejam sempre úteis e os materiais reconhecíveis, e que a forma seja um resultado lógico de sua construção e seus componentes. Sempre que há sobras de materiais, Alexandra também cria novas linhas a partir delas.

O início com as joias…

Certa vez, Alexandra desenhou um colar para ela mesma usando o mesmo material plissado que usava para produzir suas peças de iluminação, Sempre que usava aquele colar, todo mundo perguntava onde ela tinha conseguido e se poderiam ter um igual. 

Esse primeiro colar fez tanto sucesso que ainda hoje é vendido em 60 combinações de cores diferentes.

“Foi o início do meu ramo de acessórios de moda que me permitiu colaborar com as lojas de arte de 90 Museus de todo o mundo e produzir mais joias (pulseiras, brincos), e também lenços, bolsas, etc…”

A maioria das joias é feita com o mesmo material utilizado nas outras peças, pois as pregas do tecido conferem essa qualidade tridimensional, cintilante, elástica, com luz e sombra fascinantes.

colar tecido plissado Alexandra Tsoucala

Em 2008, Alexandra recebeu o prêmio «Certificado de Excelência» no concurso FORM, do Comitê alemão de Manufatura, com seu projeto de iluminação CLIT.

Também competiu na Exposição «Tendência» de Frankfurt. E acaba de ser recomendada pelo Homofaber Guide da Michelangelo Foundation e suas peças estão em mais de 85 lojas de Museus mundo afora, incluindo as lojas do MOMA de Nova York e São Francisco e o Victoria & Albert Museum, em Londres.

colar alexandra Tsoukala

O TOM de Alexandra Tsoukala na TOM

A artista grega Alexandra Tsoukala chega a TOM, com peças únicas, colares e braceletes feitos com tecidos plissados, cheios de cores, movimento e leveza para inspirar o seu tom:

Colat tecido Alexandra Tsoukala

 Colar Essilp Outono

colar tecido plissado Alexandra Tsoucala

 Colar Essilp Terra Dourada

colar tecido plissado Alexandra Tsoucala

 Colar Essilp Primavera

pulseira tecido plissado Alexandra Tsoucala

 Bracelete Curva Púrpura

pulseira tecido plissado Alexandra Tsoucala

 Bracelete Curva Branco

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.