Filha de mãe escultora e pai arquiteto, a designer grega Alexandra Tsoukala sempre teve a arte presente em sua vida. Em 1992, fundou seu estúdio em Atenas, onde produz e desenvolve luminárias artesanais, móveis, objetos de arte, joias e acessórios de moda.
Junto aos projetos de casa e iluminação, Alexandra cria joias delicadas e leves feitas com fitas finas de tecido acetinado mescladas ao metal. As peças são minimalistas e totalmente feitas à mão, o que significa que cada peça é totalmente única. A mistura perfeita de acessórios leves e marcantes.
A inspiração e o processo de criação
Para Alexandra, a inspiração é uma combinação de muitas coisas, do mercado, da própria vida, e principalmente dos materiais que ela utiliza.
“Quando segurei pela primeira vez um tecido de jérsei, lembrei-me instantaneamente da famosa coreografia de Martha Graham, onde seus dançarinos se moviam dentro de tubos feitos desse material, e de sua sedutora dança. Fiquei totalmente encantada com o espetáculo, que ficou em minha memória.
Meus primeiros equipamentos de iluminação, portanto, foram armações de ferro revestidas de jérsei. E mais tarde, um material plissado me inspirou com sua elasticidade, seu jogo de luz e sombra, e a dança cintilante de suas pregas, para um novo projeto de iluminação.”
Para criação dos acessórios de moda, Alexandra gosta de experimentar todo tipo de combinação! Sua inspiração vem do clima e também da história e tradições do seu país.
As cores são algumas vezes inspiradas pelos tons terrosos do antigo pintor grego do século V aC. Polygnotos, outras vezes por todos os tons de azul esverdeado, ou por combinações realmente exorbitantes e vibrantes, que muitas vezes acontecem a partir de cores que se espalham ao acaso na sua bancada de trabalho.
Enfim, a maior inspiração de Alexandra surge mesmo a partir dos materiais, com olhar para que as peças sejam sempre úteis e os materiais reconhecíveis, e que a forma seja um resultado lógico de sua construção e seus componentes. Sempre que há sobras de materiais, Alexandra também cria novas linhas a partir delas.
O início com as joias…
Certa vez, Alexandra desenhou um colar para ela mesma usando o mesmo material plissado que usava para produzir suas peças de iluminação, Sempre que usava aquele colar, todo mundo perguntava onde ela tinha conseguido e se poderiam ter um igual.
Esse primeiro colar fez tanto sucesso que ainda hoje é vendido em 60 combinações de cores diferentes.
“Foi o início do meu ramo de acessórios de moda que me permitiu colaborar com as lojas de arte de 90 Museus de todo o mundo e produzir mais joias (pulseiras, brincos), e também lenços, bolsas, etc…”
A maioria das joias é feita com o mesmo material utilizado nas outras peças, pois as pregas do tecido conferem essa qualidade tridimensional, cintilante, elástica, com luz e sombra fascinantes.
Em 2008, Alexandra recebeu o prêmio «Certificado de Excelência» no concurso FORM, do Comitê alemão de Manufatura, com seu projeto de iluminação CLIT.
Também competiu na Exposição «Tendência» de Frankfurt. E acaba de ser recomendada pelo Homofaber Guide da Michelangelo Foundation e suas peças estão em mais de 85 lojas de Museus mundo afora, incluindo as lojas do MOMA de Nova York e São Francisco e o Victoria & Albert Museum, em Londres.
O TOM de Alexandra Tsoukala na TOM
A artista grega Alexandra Tsoukala chega a TOM, com peças únicas, colares e braceletes feitos com tecidos plissados, cheios de cores, movimento e leveza para inspirar o seu tom: