O estilo de Frida Kahlo

O estilo de Frida Kahlo #MulherDeTOM

 

 

 

Frida Kahlo com sua atitude para a adversidade, as relações, a sociedade e especialmente a moda - em que entendeu profundamente o empoderamento que roupas, joias e acessórios cumprem para a identidade, não poderia representar melhor a #MulherDeTOM que queremos celebrar neste mês da Mulher, e sempre.

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, nasceu na vila de Coyoacán, no México, no dia 6 de julho de 1907. Desde criança, Frida teve uma saúde debilitada, com seis anos contraiu poliomielite que lhe deixou uma sequela no pé, e aos 18 anos, sofreu um grave acidente de ônibus que a deixou um longo período no hospital.

Após o trágico acidente que obrigou Frida a deixar a faculdade de medicina, ela começa a pintar diante de todos os desafios, transformando sua dor constante em arte. Sua mãe lhe presenteou com um cavalete adaptado para que ela pintasse na cama, como se fosse um espelho de corpo inteiro para que Frida pudesse ser tanto a artista como a modelo.

Ela pintava a si mesma pois era o assunto que mais conhecia. Era assim que Frida explicava seus inúmeros auto-retratos, que representam 80% de suas obras, e contrariava os paradigmas de beleza, demonstrando que suas deficiências não apenas não a impediam de ser desejada, como também faziam parte de seus encantos.

Sua atitude ideológica aparecia em seu incansável ativismo junto aos zapatistas mexicanos. Participou de incontáveis manifestações, inclusive sobre cadeira de rodas, há apenas 11 dias antes de morrer.

Frida transgredia as convenções da época tratando a relação com o artista muralista Diego Rivera como lhe convinha, independente da aceitação ou compreensão das pessoas.

Começou inclusive a vender suas pinturas para ganhar independência financeira em relação a Diego.

O tão conhecido estilo de Frida

Através do seu estilo de se vestir, de se pentear e de se arrumar, a figura de Frida Kahlo se torna um ícone inconfundível. A artista escolhe intencionalmente suas roupas como forma de expressar suas crenças e demonstrar empoderamento, mesmo que esteja (literalmente) quebrada por dentro.

Escolhe intencionalmente vestimentas, joias e adornos da região mexicana de Tehuantepec, conhecida por ser uma sociedade matriarcal, pelo poder de suas mulheres.

A identidade Tehuana é escolhida também por sua forte cultura indígena, expressando uma “revolução própria” do artistas do país naquele tempo, chamada “Renascença Mexicana”, em que se voltam para o próprio México celebrando suas características étnicas e diversidade histórica.

Buscando orgulho nas raízes e a necessidade de resgatar a cultura popular oculta pela colonização, Frida provocava inclusive a elite americana ao frequentar suas festas com vestidos da Tehuana.

As joias e acessórios

As joias para Frida são diversas. Colecionava colares de miçangas pré-colombianas que usava junto a peças indígenas e joias mais delicadas no estilo Ibérico ou brincos marcantes no estilo Criolo.

Tinha joias feitas em filigranas, normalmente usadas por ricas mexicanas de origem espanhola, além de peças em conchas e ossos, e os 'Milagros', pequenas mãos em prata oferecidas aos santos para pedir proteção.

Tinha inúmeros anéis elaborados e outros mais simples, que trocava como símbolo de amizade.

Como bem resumido na exposição Frida Kahlo - Au-delà des Apparences (Além das Aparências), no Palais Galliera de Paris, Frida controla sua imagem - na vida, nas fotos, na arte escondendo suas deficiências e revelando suas habilidades únicas. Constrói uma imagem que é quase um manifesto refletindo sua cultura, sua visão sobre gênero e sobre viver com restrições. Um vocabulário visual em que expressa sofrimento físico e emocional, ao mesmo tempo em que articula sua própria resiliência e capacidade de criar alegria, beleza e arte.


Assim como Frida Kahlo, na TOM entendemos que muitas mulheres escolhem suas joias como meio de expressar sua personalidade, demonstrar segurança, e até apresentar o humor daquele dia. A joia ajuda a transmitir uma identidade, a joia dá o TOM. Por isso, fazemos uma curadoria única de joias autorais em diversos estilos, mas todas cheias de presença e personalidade, para você se identificar e expressar o seu tom.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.