Breve histórico das jóias
Desde os tempos mais primórdios o homem já sentia a necessidade de se adornar, já na pré-história, eram feitos com ossos, sementes, e dentes de animais. Com os egípcios, as jóias eram lapidadas em escaravelhos, cheios de misticismo, usados como amuletos e expressão da crença nos deuses.
Os gregos (1100 a.C) passaram a reproduzir cenas mitológicas em seus braceletes, brincos e colares. E com os Romanos (200 a.C.), o outro passou a ser utilizado como símbolo de poder e fonte de renda, tornando as joias mais populares.
Na idade média acontece o grande marco para a joalheria, com o surgimento dos primeiros ourives, as peças simbolizavam a religião e também definiam o status na sociedade. E assim, os adornos foram se transformando em cada período, no bizantino, no gótico, no renascentista, no barroco (estilo rococó), no art nouveau, art déco, com papéis históricos importantes para a história das jóias.
Então chegamos nos anos 60 e 70, onde o design da jóia passou a ser mais valorizado pelo conceito do que o material, esses que agora podem ser variados, como o plástico, papel, etc…
Desta forma, conhecer a história das jóias ao longo dos anos, também nos ajuda a entender um pouco a história da humanidade e os caminhos trilhados pelas civilizações.
Banco de Imagens
A Jóia contemporânea
Entre as definições que norteiam o conceito de jóia contemporânea, podemos dizer que é uma peça trabalhada com arte, perfeição e excelência, que exprime o inusitado, e a manifestação dos sentidos, como a contemplação de uma peça de arte em um museu. Os materiais utilizados podem incluir materiais preciosos ou não preciosos de diferentes naturezas, empregados juntos ou separadamente. Materiais diversos como madeiras, sementes, metais, borracha, tecidos, resinas, couro, entre outros, podem ser utilizados na criação das peças, num trabalho que une criatividade, design, artesanato e moda, e transitar no campo da arte, da ourivesaria e da gemologia.
Diferente do que pode ocorrer com outros acessórios, a jóia contemporânea é um item atemporal, e pode ser utilizada como peça de destaque em diferentes épocas e ocasiões, trazendo o conceito de sustentabilidade ao estilo de vestir-se.
Onde comprar uma jóia contemporânea No Brasil?
Na TOM você encontra joias autorais como as que você encontra em lojas de museu, reunidas com curadoria única, materiais diversos e a ousadia criativa de múltiplos artistas premiados que te inspiram a dar o tom, e expressar sua personalidade, seja seu estilo moderno, elegante, minimalista, urbano, sustentável, cotidiano, ou uma mistura entre eles.
Colar Pauta Dupla Face - Renata Meirelles
Brinco Dança Prata - Mayumi Okuyama
Colar Abstração Fizz Ouro - Iskin Sisters
Jóias contemporâneas pelo mundo
Brincos Silver Silk FOLD - FEIHEFEIHEFEIHE
Colar The Ego and Me - Burcin Dülgeroglu