Como guardar e conservar suas joias

Como guardar e conservar suas joias

 

 

 

As joias são peças fundamentais para incrementar um look e refletir sua personalidade e imagem pessoal. Uma joia autoral é também uma ótima aquisição por ser atemporal, podendo ser usada em diversas ocasiões e estações, ao longo de muitos anos, independente das tendências do momento. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de guardar e conservar suas joias, para que possam ser usadas sempre.

Cuidados para guardar suas joias

Pensando na durabilidade das suas joias, independente de serem feitas em ouro, prata ou materiais inusitados, reunimos algumas dicas que podem ajudar na conservação e manutenção das suas peças:

Brinco trama - Joana Santos

Brinco Trama Duplo Prata - Joana Santos

Armazenamento

Uma caixa com tampa, sendo ela um porta joias ou não, costuma ser uma boa dica para guardar suas joias. 

É importante que o material exterior seja rígido para proteção contra pequenos impactos, e que seu interior seja forrado por um tecido macio, que impeça o atrito entre as peças.

A presença de divisórias na caixa armazenadora ajuda muito, não apenas para a organização, mas também para evitar que peças de materiais diferentes entrem em contato uma com a outra e se danifiquem. Colares, principalmente, não devem ser guardados soltos num espaço sem divisão, pois com a movimentação podem se entrelaçar e sofrer danos.

A umidade também é uma preocupação na hora de conservar suas joias, então é recomendado que se coloque um produto que absorva a umidade dentro da caixa, como um saquinho de sílica por exemplo.

A caixa (ou porta jóias) deve ser mantida num local arejado, longe de perfumes e produtos químicos.

Outra opção interessante, especialmente para os colares, é pendurá-los em ganchos. Um cinteiro de parede, feito de ganchos para pendurar cintos, costuma funcionar bem para colares feitos em materiais que não se alargam quando pendurados. A vantagem desse formato é que os colares ficam à vista, fácil de experimentar com o look do dia.

Para anéis e brincos, as caixas em modelo colméia também são uma ótima opção para armazená-los de forma separada uns dos outros, e protegida, com fácil visibilidade para escolher a peça a ser usada a cada dia.

Para as peças de prata, é recomendado guardar em sacos fechados de plástico ou pano, em locais protegidos da luz, para reduzir a oxidação que faz a prata escurecer. 

É importante lembrar de nunca guardar peças de forma torcida para não marcá-las ou próximas a materiais pontiagudos que possam danificá-las.

 

Porta joias divisorias

Limpeza

Um tecido macio como uma flanela seca é a melhor opção para limpar suas joias, evitando arranhões nos diversos materiais. E é preciso ter um cuidado especial com peças feitas em materiais sensíveis e delicados, evitando ao máximo o atrito ao realizar a limpeza.

Para a limpeza de prata, uma técnica bastante difundida é o uso de pasta de dente. Basta passar sobre a peça, aguardar cerca de 3 minutos, e tirar com água corrente. Existem também no mercado produtos específicos para limpar prata.

bracelete dupla face preto e colorido

Bracelete dupla face preto e colorido - Renata Meirelles

 

A TOM te ajuda a conservar suas joias

Adquirir uma joia autoral na TOM é uma experiência incrível que já começa pela embalagem. Além de linda, ela traz um encarte apresentando a artista que fez a peça, e ainda se transforma em um estojo para levar suas joias em viagens de forma protegida. 

Veja como funciona no vídeo abaixo:

 

 

 

embalagem conservar joias

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.