A artista Constanza Bielsa nasceu em Córdoba, na Argentina, e vive atualmente em Santiago, no Chile. É arquiteta de formação com especialização em arquitetura sustentável, e começou a estudar joalheria em 2008, praticamente autodidata, desenvolvendo-se em joalheria têxtil e passando a trabalhar a joalheria sob o conceito de mini-esculturas portáteis.
Constanza tem como marca registrada a aplicação de tecnologias digitais para criar joias têxteis sustentáveis a partir da transformação de tecidos da indústria da moda, que seriam descartados. Para isso, realiza um processo de upcycling, em uma técnica desenvolvida pela própria artista.
A assinatura CB consolida valores como o respeito e a consciência ambiental, propondo a criação baseada na experimentação de materiais sustentáveis, onde a relevância está no design e no processo por trás de cada produto. É regida pela natureza e pela observação de seus padrões e estruturas naturais.
"Uma das minhas preocupações e formas de expressão tem a ver com a experimentação e a criação de pequenas peças que se traduzem em joias "Ter a possibilidade de falar a partir de sonhos, ideias, observações, problemas atuais e transformá-los em objetos reais e tangíveis, é uma forma de criar, projetar e manifestar mini-esculturas portáteis".
No Chile, onde vive, Constanza é professora de arquitetura, design de vestuário e joalheria, e ainda atua como arquiteta. É também Presidente do Conselho da Associação Joya Brava, de fomento à joalheria chilena.
Foi consagrada com diversos prêmios, como o Prêmio Chile Diseño (2022) e a Bienal Ibero-Americana de Design (2022), ambos com o projeto “Imaginários Orgânicos”.
Dentre as inúmeras exposições que participou mundo afora, destacam-se a apresentação Cápsula em Nova York (2016), a Exposição na Bini Gallery, na Austrália (2017), a Joya Brava Interiores, na Alemanha e Polônia (2019), e a exposições individuais na Aristar, em Milão e em Roma (2019).
O TOM de Constanza Bielsa na TOM
A artista chilena Constanza Bielsa chega a TOM, com peças inspiradoras que demonstram toda abrangência do seu trabalho, a experimentação de materiais sustentáveis, misturando técnicas digitais e artesanais.
Encante-se com as mini-esculturas portáteis de Constanza Bielsa:


